Enquadramento e Solução

Escola Secundária de Mem Martins
Escola Secundária de Mem Martins
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A Paisagem, enquanto espaço que é representado pelo homem, constitui um reflexo da realidade social, política e económica de uma época, reflecte a forma como o indivíduo tem vindo a interpretar ao longo dos tempos o território que ocupa e habita, apropriando-se das espacialidades, conferindo-lhes o carácter de Lugar.

De facto, a presente proposta para a Escola Secundária de Mem Martins  pretende assegurar uma franca associação como uma malha urbana programada, assim como preconiza o tirar partido das acessibilidades ao espaço.

A localização do território alvo do projecto de concepção da Escola, permite programar o conceito de “acessibilidade” a vários níveis.

Nos dias que correm, este conceito reveste-se não só da política sectorial de transportes, como também tornar acessível à população de uma comunidade a educação, a cultura e o lazer.

Constituem um conjunto de elementos que corporizam os princípios de uma estratégia política ao nível nacional que se deve repercutir localmente.

A concepção espacial deste projecto pretende assegurar à comunidade o acesso à “sociedade do conhecimento”, assim como uma correcta integração naquela que é a estratégia de desenvolvimento sustentável.

No que concerne ao descritores biofísicos, este território caracteriza-se por declives suaves, exposição predominante ao quadrante sul, conferindo-lhe um conforto bioclimático ideal para a implantação de uma estrutura edificada.

Por conseguinte, a proposta apresentada pretende tirar partido das condições ideais para a edificação, protegendo aqueles que são cada vez mais recursos vitais – o solo e a água