Enquadramento 

Cineteatro de Rio Maior
Cineteatro de Rio Maior

Localizado no centro de Rio Maior, este Cineteatro vem promover o arranjo de toda a área de superfície, apostando no seu reordenamento e requalificação.

O edifício localiza-se  no núcleo central de Rio Maior, numa área denominada por Largo Aires de Sá, junto ao edifício principal desta Câmara Municipal.

Caracteriza-se por uma estrutura ramificada que reúne em si alguma diversidade de ocupação da qual resulta alguma tensão e desarmonia especialmente estimuladas pelo “ar de logradouro” e de enorme volumetria de algumas edificações. O edifício da Câmara, representa de algum modo, a referência construída mais “sólida” do Largo, articulando-se directamente com a área destinada ao equipamento.

Solução

Por outro lado, ressalta a aparente desorganização do espaço do largo e vias de acesso, em parte incrementado pela  indisciplina do estacionamento no local.

A proposta apresentada pretende implementar o programa definido por esta Câmara, que engloba um Cine-teatro de características polivalentes com capacidade para 250 pessoas, uma área de estacionamento subterrâneo para cerca de 74 viaturas, bem como o arranjo de toda a área de superfície de modo a promover a requalificação e o ordenamento deste espaço.

Esta intervenção exigiu especial cuidado, quer pela complexidade do programa e respectivas especificidades, quer pelas áreas limítrofes fortemente condicionantes.