Reabilitação da Escola Básica Afonso de Paiva

Enquadramento

Escola Básica Afonso de Paiva, Castelo Branco
Escola Básica Afonso de Paiva, Castelo Branco
Escola Básica Afonso de Paiva, Castelo Branco
Escola Básica Afonso de Paiva, Castelo Branco
Escola Básica Afonso de Paiva, Castelo Branco

Inaugurada no ano lectivo de 1972/1973, a requalificação da Escola Básica Afonso de Paiva pretendeu corrigir o desgaste inerente a décadas de uso e reunir as condições necessárias para um um ambiente de aprendizagem saudável e adequado.

Localizada no centro da cidade de Castelo Branco, é sede de um dos quatro agrupamentos de escolas do concelho, acolhendo hoje em dia o 1º, 2º e 3º ciclos de Ensino Básico.

Cumpre assim o objectivo principal definido na Carta Educativa do Concelho de Castelo Branco, que aponta para a integração das crianças com idades entre os 6 e os 18 anos no ambiente escolar.

Solução

O edifício da Escola organiza-se a partir de um corpo longo e rectangular em dois pisos, afirmado pela entrada principal a meio, por três pilares cilíndricos metálicos que suportam a laje da cobertura com pé-direito duplo junto ao átrio central.

Este corpo contém todas as áreas sociais de apoio: Átrio, refeitório e cozinhas, papelaria e reprografia, anfiteatro e sala de alunos no piso térreo e no piso superior, o centro de recursos (biblioteca), sala de professores, sala de informática, sala de música, direcção e apoio administrativo e salas de trabalho para docentes.

Deste corpo emergem para sul duas alas onde se situam as salas de aulas orientadas a nascente ou a poente, criando pátios exteriores ensombrados e arborizados.

Ao fundo destas alas situam-se as principais saídas dos alunos para os espaços de recreio, bem como as respectivas instalações sanitárias femininas e masculinas.

Ficam diferenciados vários tipos de ambientes, correctamente articulados, que naturalmente irão responder aos necessários isolamentos essenciais ao bom funcionamento da escola. Esta setorização torna-se pertinente nomeadamente no que toca à segurança, acústica, bem como à capacidade de apropriação dos espaços pelos futuros utilizadores.