Enquadramento

Piscinas Municipais de Portel
Piscinas Municipais de Portel
Piscinas Municipais de Portel
Piscinas Municipais de Portel

Este projeto contempla a reabilitação das atuais piscinas de Portel, dado o estado de degradação em que se encontra o conjunto. Os materiais de revestimento necessitam de ser substituídos, assim como devem ser corrigidos aspetos de funcionamento (tratamento de águas entre outros) de modo a que o equipamento se enquadre com a legislação atual.

Solução

A reformulação do complexo de piscinas considera a demolição dos atuais balneários, substituindo o atual edifício por uma nova construção em que se redimensionam os vários espaços e se promove um funcionamento adequado às normas orientadoras para este tipo de equipamento.

Pretende-se também ampliar a área afeta às piscinas, aproveitando a zona liberta anteriormente ocupada com o edifício escolar, dotando o conjunto de outros elementos que permitam aumentar a oferta dos equipamentos.

Assim, para a referida área, propõe-se a implantação de uma piscina de ondas, articulando-se com os outros planos de água existentes e com os espaços de cais e zonas ajardinadas.

É proposta uma nova piscina infantil que permita a instalação de equipamentos lúdicos no seu interior, substituindo a atual por nos parecer desadequada.

Esta transformar-se- á num pequeno auditório apoiado por um palco que corresponde à zona sobreelevada existente. O fundo da atual piscina infantil é cheio até uma cota que permita a ligação de nível ao cais envolvente do tanque principal.

Serão eliminados os conjuntos de canais de água que funcionam como lava-pés, sendo, na fase seguinte do trabalho, elaborado um projeto de piscinas com uma conceção de funcionamento diferente das atuais.

Neste novo projeto, considerar-se-ão sistemas autónomos para cada piscina, compostos na generalidade por caleira finlandesa, tanque de compensação, filtros e sistemas de bombagem para tratamento e recirculação de água.

As áreas técnicas são reformuladas e redimensionadas de acordo com as novas exigências de espaço, propondo-se a substituição de todos os equipamentos.