Requalificação do Centro Urbano de Penamacor

 

Enquadramento

Concelho ancestral, criado nos tempos da fundação de Portugal, a vila de Penamacor teve, ao longo de séculos, uma importância estratégica na defesa da fronteira com Espanha.

Nos dias de hoje, em tempo de paz, a vila conserva ainda um conjunto abrangente de património medieval que nos remete para esse papel fulcral na consolidação e afirmação do jovem país de então.

Paralelamente, a vila e o concelho de que é sede oferecem ainda vários locais de lazer, dos quais se destacam as paisagens da Serra da Malcata, as Praias fluviais e as Estâncias Termais.

 

Solução

A requalificação do núcleo urbano da Vila de Penamacor visa a estruturação das áreas de circulação pedonal e viária, assim como a definição de áreas de estadia, estacionamento automóvel e um conjunto de acções que perspectivam a protecção das pessoas e bens.

A intervenção envolve uma área de cerca de 4300 m2, abrangendo a Rua 25 de Abril, a partir do Largo 5 de Outubro adjacente à Igreja Matriz, a Rua António Nunes Ribeiro Sanches, a Rua Santo Estêvão e parte da Rua dos Pelames.

Preconiza-se a reestruturação das áreas de circulação pedonal e viária, a consolidação de zonas de estadia e a correcta articulação com os arruamentos comunicantes, visando a afirmação do eixo urbano estruturante que a Rua 25 de Abril concretiza no núcleo urbano de Penamacor.